PF DESARTICULA QUADRILHA QUE DESVIAVA VERBA DO MINHA CASA, MINHA VIDA

Em cinco anos, a organização criminosa faturou, criminosamente, cerca de 56 milhões de reais.

A Polícia Federal desbaratou uma organização criminosa responsável por desvios milionários no programa "Minha Casa, Minha Vida", na região de Manhuaçu, em Minas Gerais. A “Operação Tyrannos” foi deflagrada na manhã de terça-feira passada.

Executores do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) são investigados por integrarem uma organização criminosa que teria praticado diversos crimes contra a Administração Pública, incluindo superfaturamento milionário em obras das unidades habitacionais destinadas à população da área rural.

Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão temporária, 19 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva, todos expedidos pela Subseção Judiciária de Manhuaçu, com a participação do MPF da mesma cidade. Cerca de 100 servidores federais estão cumprindo os mandados nas cidades mineiras de Durandé, Martins Soares, Governador Valadares, Belo Horizonte, além de Manhuaçu, e em Santa Gertrudes/SP.

Os desvios apurados já ultrapassam um milhão e seiscentos mil reais apenas em Martins Soares e Durandé. Em pouco mais de cinco anos, a organização criminosa teria celebrado contratos totalizando mais de 56 milhões de reais para executar o PNHR em aproximadamente 25 municípios. A investigação criminal contou com o apoio da Controladoria-Geral da União.

Os investigados responderão por peculato, falso testemunho, fraude processual, estelionato, ordenamento de despesa não autorizada, falsificação de documentos e organização criminosa, podendo alguns cumprir até 22 anos de prisão.

Publicado por: Jornal O Tempo-BH

Publicado em: 24 de novembro de 2015