Brasão
Acessibilidade | Área Restrita | Fale Conosco

Notícias


Câmara aprova taxa de iluminação única

A partir de agora, fica determinado que pessoas físicas, ou seja, cidadãos comuns pagaram apenas 12 reais por mês de taxa de iluminação.

Imagem de Leandro Pineis fez uma indicação para que a Copasa instale eliminadores de ar nos hidrômetros de todos os imóveis da cidade.

Câmara aprova taxa de iluminação única

A sessão extraordinária realizada no último dia 30 de novembro foi bastante movimentada e os vereadores aprovaram uma série de projetos de lei. A mais importante delas e que com certeza vai agradar a todos os moradores da cidade foi a criação de uma taxa de iluminação única.

A partir de agora, fica determinado que pessoas físicas, ou seja, cidadãos comuns pagaram apenas 12 reais por mês de taxa de iluminação. Já as pessoas jurídicas, que são as empresas e indústrias, irão pagar um valor mensal de 25 reais.

O outro projeto de lei aprovado pelos vereadores fronteirenses prevê uma reorganização da estrutura do Conselho Tutelar de Fronteira.

Segundo esta nova lei, o Conselho Tutelar agora será composto por cinco membros titulares e outros cinco conselheiros suplentes, todos eles serão escolhidos através de voto popular. Além disso, o projeto de lei estabelece o horário de funcionamento do Conselho será de segunda à sexta das 8 horas da manhã até às 18 horas. Já aos fins de semana, no período da noite e aos feriados, o Conselho Tutelar deve funcionar em regime de plantão.

A lei também determina que a Secretaria de Desenvolvimento Social fique responsável por fiscalizar se os conselheiros estão cumprindo com essa carga horária. Ainda ficou o estabelecido que para se candidatar ao cargo, a pessoa deve cumprir uma série de pré-requisitos. Caso o cidadão seja eleito conselheiro tutelar, ele ocupará o cargo por quatro anos, podendo ser reeleger apenas uma única vez.

A escolha dos novos conselheiros tutelares ocorre em todo país uma semana depois das eleições presidenciais. Por isso, até que a próxima eleição ocorra, os atuais conselheiros serão mantidos nos cargos.

Os vereadores ainda aprovaram um projeto de lei que permite que a Prefeitura realize a venda de um bem móvel que não atende mais as necessidades do município. O bem em questão é uma torre metálica que o Executivo não utiliza mais e que será colocada à venda em um leilão a ser realizado em breve.

A Câmara ainda aprovou uma lei que altera a composição do Conselho de Alimentação Escolar que agora passa a contar com a participação de um representante escolhido pelo Poder Executivo, dois pais de alunos, dois trabalhadores da área da educação e outros dois integrantes indicados pelas Entidades Civis Organizadas.

Vale lembrar que o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é responsável por acompanhar e fiscalizar diretamente o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, que garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

 


Publicado em: 01 de dezembro de 2018

Publicado por: Assessoria

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Não Especificado

Outras Notícias

Fique por dentro

A consciência dos vereadores de Fronteira, na noite de terça-feira, 27 de agosto, durante sessão extraordinária, autorizou o governo do prefeito – Marcelo Passuelo (MDB), após aprovação do Projeto de Lei (PL) número 13/2019, a efetivar abertura de...
O vereador – Marcelo Moraes (PRB) propôs para o prefeito – Marcelo Passuelo (MDB), por meio de propositura, que se altere a denominação da Rua 02, no Distrito Industrial, para o saudoso agricultor – “Antonio Paulo”.   Ele justificou seu pedido,...
O vereador – Cleudimar José de Paula (PSDB), popular Cleuzinho, conseguiu junto ao deputado federal – José Silva (Podemos), recurso na ordem de R$ 20 mil, para aquisição de ar-condicionados para as escolas municipais de Fronteira (MG). Segundo o o...
O presidente da Câmara Municipal de Fronteira – Osmar Neres dos Santos (Podemos), popular – Osmar Baianinho, e o vereador – Dunga (PL), na tarde de sexta-feira, 23 de agosto, recepcionaram no gabinete da presidência, o novo comandante do 4º Pelotã...