Na tarde de ontem, 10 de novembro, a fim de prestar esclarecimentos, sobre a falta de água em Fronteira por cerca de quatro dias, a gerente regional da Copasa – Elenice Louback Barros esteve na Câmara, atendendo ao convite oriundo de requerimento dos vereadores do município. Na oportunidade, ela respondeu aos questionamentos dos edis presentes que criticaram a situação do sistema de abastecimento de água da empresa, quando é interrompido pela falta de energia da CEMIG.
Durante o encontro, o presidente da Câmara – Edson Dunga, os vereadores – Moisés Sivirino, Angelita Marques, Osmar Baianinho e Zenildo Targino, juntamente com o secretário de Administração do município – Daniel Fonseca, foram categóricos ao afirmarem que a empresa precisa investir num plano B, para que não ocorra mais a falta de água na cidade, em virtude de quedas de energias protagonizadas pela CEMIG. Ainda questionaram o recapeamento que a empresa vem realizando nas vias da Vila de Furnas, em face da manutenção do sistema de abastecimento de água no bairro, frisando que não tem estética, ou seja, não segue o alinhamento da pavimentação das ruas.
A gerente regional da COPASA reconheceu que houve falhas, na questão dos geradores contratados para entrar automaticamente quando houver queda de energia, ressaltando que sua empresa já está tomando medidas, junto à empresa contratada, para que isso não ocorra mais. “Não vou dizer que não ocorreu falhas de nossa parte, mas, preciso também da ajuda dos senhores vereadores, junto a CEMIG. Seria bom também que eles se esclarecessem”, disse Elenice Louback, lembrando que a empresa está investindo para solucionar os problemas. Ela ainda explicou que quando acontece esse tipo de interrompimento no sistema, o retorno da água é gradativo, em virtude do nível de elevação de cada bairro. “Os bairros que estão abaixo do sistema de abastecimento, o retorno da água é rápido, enquanto os que estão acima, dependem do bombeamento, e isso, demanda um tempo maior para voltar ao normal o abastecimento”, explicou a gerente, frisando que sua empresa irá falhar. “Mas, estamos investindo para acabar com esses transtornos”, assegurou a gerente, lembrando que o tipo de recapeamento que está sendo feito nas vias de Furnas, é para não ocorrer infiltração de água no asfalto. Ela esteve na reunião, acompanhada do gerente da estatal em Fronteira – Guilherme Oliveira e de mais um servidor da empresa.
Para o presidente da Casa – Edson Dunga e demais presentes na reunião, o encontro foi positivo, ressaltando que a gerência regional, prontamente atendeu ao convite da Casa, e não negou sua falha. “Outro ponto que considerei positivo, que a empresa assegurou que está buscando soluções para que quando houver interrompimento do sistema de energia da CEMIG, os geradores contratados pela COPASA, suprem neste momento a falta de energia e mantém o abastecimento de água no município sem causar transtornos para nossa população”, disse o presidente ao final da reunião, frisando que espera da empresa mais empenho.
Publicado em: 11 de novembro de 2022
Publicado por: Edson T. dos Santos (Assessoria de Comunicação)
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara